quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Medidas de acidez

FENOLFTALEÍNA
A Fenolftaleína é um composto orgânico usado como indicador ácido-base. O composto é incolor em solução ácida e rósea em solução básica (com a transição de cores ocorrendo por volta de pH 9). A fenolftaleína foi muito usada como principio ativo de muitos laxantes, por exemplo, o Lacto-Purga. Todavia por ser suspeito de possuir um grande poder carcinogênico foi substituído por outras substâncias.
Fenolftaleína em solução de NaOH (meio básico) apresenta coloração avermelhada.

Fenolftaleína (conta gotas) em presença de vinagre que contém ácido acético (meio ácido) permanecerá incolor.
INDICADORES NATURAIS
Os corantes obtidos das frutas e vegetais, como pêras, cebolas e repolho roxo, podem também ser indicadores. Eles mudam de cor conforme o pH.

Alguns jardineiros tem que se preocupar com o pH do solo. Há plantas que só crescem em um valor determinado de pH. Solos em regiões calcárias geralmente são alcalinos (pH de 7 a 7,5). Solos de arenito, argila, pântano e turfa são ácidos (pH de 6,5 a 7).

O suco de repolho roxo pode constituir um bom indicador universal de pH, podendo substituir os papéis indicadores universais, que são encontrados apenas em lojas especializadas.
O repolho roxo é cortado em pequenos pedaços, colocado em um recipiente com água e depois será fervido até obter uma solução roxa que mudará de cor tanto em presença de uma solução ácida como em uma solução básica ou alcalina.

O suco do repolho roxo vai do vermelho (meio ácido), ao rosa, roxo, azul e verde (meio básico).

O papel de tornassol é obtido a partir de uma espécie de líquen (organismo de estrutura simples formada pela associação de um fungo com uma alga), que fica vermelho em meio ácido e azul em meio básico.


MEDIDA DA ACIDEZ

MEDIDA DA ACIDEZ
A medida de acidez ou alcalinidade de uma solução pode ser realizada através do uso de indicadores ácido-base e também através da medida do pH da solução, denominado de potencial hidrogeniônico.
O pH é uma escala que vai de 0 a 14 e fundamenta-se na quantidade de íons hidrogênio que estão contidos numa solução.

INDICADORES ÁCIDO-BASE
Você já observou como a cor do chá muda ligeiramente quando se junta uma fatia de limão? O chá está agindo como um indicador, mostrando que o limão aumentou a acidez. Alguns produtos químicos coloridos são usados para mostrar se uma solução é ácida ou básica (alcalina).
Um indicador ácido-base é uma substância que apresenta uma determinada coloração em meio ácido e outra em meio básico ou alcalino.
Há diversos indicadores que podem nos dizer sobre a acidez ou sobre a alcalinidade de uma solução.
Um indicador muito útil é uma mistura de corantes, conhecida como Indicador Universal.
Embalagem de Indicador Universal. As tiras do indicador (direita) são imersas na solução na qual se quer determinar o pH, o que é feito comparando-se a cor obtida na tira com a escala de cores que aparece impressa na embalagem do indicador (esquerda).


EXERCÍCIOS resolvidos

EXERCÍCIOS resolvidos

1) Classifique os compostos abaixo em ácido, básico, sal e óxido:
a) Al2O3 – óxido, pois é um composto binário e um dos compostos tem o elemento O.
b) KF - sal, pois neste composto não há OH nem H.
c) HCl - ácido, pois têm como cátion H.
d) Zn (OH) - Básico, pois têm como ânion o  íon OH.
2) Dê o nome dos ácidos:
a) HBr - H + brometo (sufixo -eto -> ídrico) >>> ácido bromídrico.
b) H2SO3 – H + Sulfito ( sufixo -ito ->oso ) >>> ácido sulfuroso
c) H2CO3 - H + Carbonato  (sufixo -ato -> ico) >>> ácido Carbonico

AGORA É SUA VEZ!!!


1) Classifique os compostos abaixo em ácido, básico, sal e óxido:
a) H2SO4
b) Na2So4
c) H2SO4
d) K2O
e) Al2O3
f) Al (OH)3
g) MgCl2
h) Mg (OH)2
i) HI
j) SO2
l) NO
m) FeO
n) KF
o) FeCl3
p) ZnCl2
q) HNO2
r) NaNo3
s) Zn (OH)2

2) Dê o nome dos ácidos abaixo:
a) Hbr
b) HF
c) HI
d) H2S
e) H2SO3
f) H2SO4
g) H2CO3
h) H3PO4
i) HClO
j)HClO2
l) HClO3
m) HClO4
n) HBrO
o) HBrO2
p) HBrO3
q) HBrO4
r) HiO
s) HiO2
t) HiO3
u) HiO4

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Óxidos

Óxido - Composto binário de oxigênio com outro elemento menos eletronegativo.


Nomenclatura

Óxido ExOy:
nome do óxido = [mono, di, tri ...] + óxido de [mono, di, tri...] + [nome de E]

  • O prefixo mono pode ser omitido.
  • Os prefixos mono, di, tri... podem ser substituídos pelo nox de E, escrito em algarismo romano.
  • Nos óxidos de metais com nox fixo e nos quais o oxigênio tem nox = -2, não há necessidade de prefixos, nem de indicar o nox de E.

Óxidos nos quais o oxigênio tem nox = -1:
nome do óxido = peróxido de + [nome de E ]

Óxidos ácidos, óxidos básicos e óxidos anfóteros


  • Os óxidos dos elementos fortemente eletronegativos (não-metais), como regra, são óxidos ácidos. Exceções: CO, NO e N2O.
  • Os óxidos dos elementos fracamente eletronegativos (metais alcalinos e alcalino-terrosos) são óxidos básicos.
  • Os óxidos dos elementos de eletronegatividade intermediária, isto é, dos elementos da região central da Tabela Periódica, são óxidos anfóteros.

Sais

Os sais são compostos que possuem um cátion qualquer (só não pode ser
exclusivamente o H+ , senão será um ácido) e um ânion qualquer(só não pode ser exclusivamente o OH-, pois senão será um base), normalmente são compostos iônicos, portanto, sólidos a temperatura ambiente.
CaAc
 NaCL ______ Na+(aq) + Cl-(aq)
     dissociação


Em meio aquoso sofrem dissociação liberando íons na água, o que torna o meio condutor de corrente elétrica.
 
 

Bases ou hidróxidos

Pela teoria de Arrhenius base é toda substância que em água sofre dissociação e produz como íon negativo apenas OH- . Exemplo:
NaOH \to Na^+ + OH^-
Dessa forma concluímos que para uma substância ser considerada uma base de Arrhenius ela deve possuir em sua estrutura a hidroxila, isto é, o grupo OH-
== TUDO SOBRE ACIDOS E BASES O pH é uma medida da concentração de cátions de hidrogênio em solução aquosa. Os valores do pH variam em uma escala que vai de 0 a 14, sendo que a água pura tem pH próximo de 7, conforme a sua temperatura. Para soluções ácidas o pH é menor que 7, enquanto que para as soluções básicas o pH é maior que 7:

pHTipo de solução
0-6Ácido
7Neutro
8-14Básico

Quanto mais próximo de 0 mais ácida é a substância, ou seja, a acidez decresce com o pH. Quanto mais próxima de 14 mais básica é a substância, isto é, a basicidade cresce com o pH.

Condutibilidade elétrica

  • Dos metais: Os metais têm como propriedade principal a condutibilidade elétrica, que permanece como propriedade mesmo submetido a altas temperaturas e atingindo o estado líquido (fusão).
  • Dos compostos iônicos: à temperatura ambiente apresenta-se no estado sólido, não conduz corrente elétrica e é solúvel em água; quando aquecido até que se funda, o líquido obtido conduz corrente elétrica.

 Reação com metais

Os metálicos conduzem eletricidade devido ao aglomerado de átomos neutros e cátions, mergulhados em uma nuvem de elétrons livres, logo essa nuvem de elétrons funciona como uma ligação metálica, mantendo esses átomos unidos.

 Reação de neutralização

É a reação entre um ácido e uma base, que resulta na formação de água e uma nova substância, um sal. O sal é formado pelo cátion da base e pelo ânion do ácido.

Ácidos

Ácido é todo composto covalente que em água libera exclusivamente como íon positivo apenas o H+ ou H3O+ ". Exemplo: HBr + H_2O\to H_3O^++Br^- ou HBr\to H^+ + Br^-
Perceba que em água o átomo de hidrogênio é separado do restante da estrutura molecular se transformando no íon positivo H3O+ ou, de forma simplificada H+. Então, podemos concluir que toda substância considerada um ácido de Arrhenius possui em sua molécula átomo ou átomos de hidrogênio.

 Força dos ácido

  • Um ácido "forte" é aquele que se ioniza completamente na água, isto é, libera íons H+, porém não os recebe. O ácido clorídrico, o ácido sulfúrico e o ácido nítrico são exemplos de ácidos fortes.
  • Um ácido "fraco" tambémlibera íons H+, porém apenas parcialmente, isto é, estabelecendo um equilíbrio químico. A maioria dos ácidos carboxílicos são deste tipo, e também alguns sais como o cloreto de alumínio.
HAc \iff H^+ + Ac^- ( em solução aquosa )
Neste caso (HAc equivale ao ácido acético), e a seta dupla indica o equilíbrio.
  • Talvez você já tenha lido ou ouvido a expressão "frutos cítricos", numa referência a frutos como limão e laranja. O que isto quer dizer é que eles contém um ácido do denominado ácido cítrico. O vinagre, por sua vez, contém um ácido denominado ácido acético.

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Funções químicas

Em química, o grupo de substâncias compostas que possuem propriedades químicas semelhantes , denominadas propriedades funcionais, recebe o nome de função química. Quando um determinado composto possui características como acidez ou basicidade, solubilidade em água, reatividade de acordo com determinada função química, diz-se que este pertence a esta função química. As funções químicas são divididas de acordo com a divisão clássica da química.

Existem quatro tipos de função inorgânica: óxido, ácido, base e sal. O critério de classificação de uma substância numa dessas funções é o tipo de íons que se formam quando ela é dissolvida em água.

Em função da natureza dos compostos químicos, as funções podem primariamente ser divididas entre funções inorgânicas que são as funções de compostos que não possuem cadeia carbônica, que é a principal características desses compostos. São divididas em ácidos,bases, sais e óxidos e funções orgânicas que são as relativas aos compostos orgânicos.